19 março 2010

HOJE É DIA DO ARTESÃO ... a aí vão algumas informações para que todos possam saber um pouquinho a mais a respeito desta maravilhosa opção ou profissão ... FELIZ DIA DO ARTESÃO!


Artesão

- indivíduo que tem domínio técnico sobre materiais, ferramentas e processos de produção artesanal de sua especialidade, criando ou produzindo trabalhos que tenham dimensão cultural, utilizando técnica predominantemente manual, podendo contar com auxílio de equipamentos, desde que não sejam automáticos ou duplicadores de peças, e que o produto final resulte individualizado e conserve a autenticidade característica do artesão que o produz”.
(Decreto nº 83.290, de 13 de março de 1979)

Mestre Artesão

- indivíduo que se notabilizou em seu ofício conquistando admiração, respeito e se destacando pelo repasse dos conhecimentos fundamentais de sua atividade para novas gerações.

Núcleos de Artesãos

- São agrupamentos de artesãos, com poucos integrantes, organizados formalmente ou não, com objetivos comuns de desenvolver e aprimorar temas pertinentes ao artesanato. São atividades do núcleo, entre outras: o manejo, a produção, a divulgação, a comercialização e o ensino. Eles podem ser classificados em:


  • Grupos de produção artesanal – organização informal de artesãos atuando no mesmo segmento artesanal (até duas tipologias);


  • Núcleos de produção familiar – A força de trabalho é constituída por membros de uma mesma família, alguns com dedicação integral e outros com dedicação parcial ou esporádica, podendo ser formal ou informal;


  • Núcleos mistos – artesãos que trabalham com diferentes matérias-primas e técnicas de produção, que se unem formalmente ou informalmente, para integrar os processos de desenvolvimento de produtos, buscar benefícios comuns e estabelecer estratégias conjuntas de promoção e comercialização.



fonte: http://www.artenossa.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=24

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Volte sempre, deixe seus comentários e sugestões!

Um abraço carinhoso!!

Kyria Moura